Organistas

ORGANISTA TITULAR

organista_residente
Giampaolo Di Rosa

Giampaolo Di Rosa é organista titular da Igreja nacional de Portugal, Santo António dos Portugueses em Roma, e nomeado organista titular da Catedral de Vila Real, tendo orientado os projectos fónicos de ambos os órgãos sinfónicos. Doutorado em análise musical, completou na Europa os estudos de piano, órgão, cravo, música de câmara, interpretação historicamente informada, composição, teoria e análise. O seu repertório abrange todas as épocas históricas, para além da improvisação, das próprias obras e transcrições para órgão e é interprete dos ciclos integrais de alguns compositores, entre os quais Johann Sebastian Bach. Desenvolve actividade de concertista no mundo inteiro, dedicando-se também ao ensino, investigação e assessoria para diferentes instituições, como a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e a Catedral de León em Espanha. É director artístico para a actividade musical do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR), nomeado pelo seu Reitor Mons. Agostinho Borges em 2008. O Presidente da República conferiu-lhe, em 2010, o grau de Oficial do Infante Dom Henrique.

ORGANISTAS CONVIDADOS

 

jean-paul imbert
Jean-Paul Imbert

Nascido em Clermont-Ferrand em 1942, estudou piano e órgão. Aos 15 anos de idade, era titular do órgão da Igreja de Sainte Jeanne d’Arc. Em Paris estudou com Pierre Cochereau e Jean Guillou de quem foi substituto no grande órgão de Saint Eustache, entre 1971 e 1993, ano em que foi nomeado titular do órgão de Kleuker de Notre-Dame des Neiges d’Alpe d’Huez e responsável pela organização de concertos onde se exibem organistas famosos vindos do mundo enteiro. Desde 1988 anima estágios de verão onde se encontram estudantes de diferentes países e de escolas diversas. Desde 1999 ensina anualmente em Bad-Rippoldsau, na Floresta Negra. Entre 1997 e 2006 foi titular do órgão de Notre-Dame du Perpétuel Secours, onde realizou várias gravações. Desde 1982 é professor na Schola Cantorum em Paris e, no seu curso, formaram-se e obtiveram o diploma de concerto vários concertistas hoje reconhecidos. Os seus concertos levam-no essencialmente à Europa. Fervoroso intérprete de Bach e da escola romântica, possui um amplo repertório do qual dá uma interpretação sempre viva e colorida. Enriquece-o com um certo número de transcrições das quais é autor, de obras de Prokofiev, Rachmaninov, Grieg, Liszt, Verdi, Wagner… Em 2010, foi promovido a Oficial des Arts et Lettres pelo Ministro da Cultura. Em 2014, foi nomeado «chevalier dans l’ordre des Palmes académiques» pelo Ministro da Educação Nacional. A sua discografia comporta uma selecção de repertório e instrumentos magníficos. Algumas gravações foram recompensadas por prémios como o da Académie Charles Cros. Diversos CD oferecem obras em duo com o flautista Gabriel Fumet, o oboista Antoine Sebillotte, o trompetista Guy Touvron. http://imbertjeanpaul.fr

jan-lehtola

Jan Lehtola

É organista concertista entre os maiores da sua geração na Finlândia, tendo tocado na qualidade de solista com muitas orquestras nos maiores festivais europeus. Colabora regularmente com muitos compositores (Harri Ahmas, Kalevi Aho, Naji Hakim, Paavo Heininen, Carita Holmström, Juha T. Koskinen, Olli Kortekangas, Jouko e Jyrki Linjama, Jukka Linkola, Paola Livorsi, Pehr Henrik Nordgren, Martin Stacey, Riikka Talviti), contribuindo para o incremento do repertório organístico, com mais de cem estreias mundiais e nacionais. É Diretor artístico do festival de música contemporânea Órgão Novo em Helsínquia e Presidente da Finnish Organum Society. Gravou para a Rádio finlandese (YLE) e produziu mais de vinte discos distribuídos comercialmente com repertório comprendendo autores como Johann Sebastian Bach, Naji Hakim, Paavo Heininen, Jouko Linjama, Oskar Merikanto, Einojuhani Rautavaara, Camille Saint- Saëns, Charles-Marie Widor. Estudou órgão em Helsínquia (Prof. Olli Porthan e Kari Jussila), Amsterdão (Prof. Jacques van Oortrmerssen e Jean Boyer), Estugarda (Prof. Ludger Lohmann), Lyon (Prof. Louis Robilliard) e Paris (Prof. Naji Hakim), conseguindo o diploma com distinção na Academia Sibelius em 1998, onde obteve o doutoramento eml 2005 com uma dissertação sobre o compositor Oskar Merikanto. Atualmente é docente desta prestigiosa Academia.

Em 25 de setembro de 2016, após mais um memorável concerto, Jan Lehtola escreveu o seguinte: “(…) And the organ! What a splendid instrument! I think the organ is one of the best new instruments I have played. You must be very happy and proud of it. I found many colours and the program of mine fitted so well to it. The concert was for me a great, great moment. I am very happy for the contact of audience. Many people came to talk after the recital and they really love organ music. You must be very happy living in such a beautiful place. Vila Real is like a paradise! (…)”

klaus-kuchling

Klaus Kuchling

Estuda na Hochschule für Musik und darstellende Kunst, em Viena, com os Professores Peter Planyavsky e Alfred Mitterhofer, as disciplinas de Órgão, Música Sacra e Pedagogia Instrumental. Ensinou nessa mesma universidade entre 1998 e 2013. Desde 1991, ensina no Conservatório de Carinzia. É organista da Catedral de São Pedro e São Paulo em Klagenfurt, desde 1992. Foi diretor do Coro, na mesma cidade, até 2015. A sua intensa atividade concertística leva-o a toda a Europa, na qualidade de solista, diretor de coro e orquestra. Intervém em numerosos projetos discográficos, radiofónicos, televisivos e primeiras execuções mundiais.

SilvanoRodi

Silvano Rodi

Diplomado em cravo, órgão e composição organística no Conservatório “N. Paganini” de Génova, sob orientação de Alda Bellasich-Ghersi e Attilio Baronti. Em 1986 obteve no “Conservatoire National Regional Pierre Cochereau” de Nice (França), o “Premier Prix d’Orgue”, especializando-se com Renè Saorgin na interpretação de música barroca francesa. Seguiu, ainda, cursos de aperfeiçoamento com Daniel Roth e Gaston Litaize em Cremona, com Louis Gonzales Uriol e Luigi Ferdinando Tagliavini na Accademia di Musica per Organo di Pistoia e com Reinhard Jaud na Accademia musicale di Tortona. Académico da Cumpagnia d’i Ventemigliusi, desde 1987 é organista titular da Igreja de S. Dévote no Principado de Mónaco e organista honorário da Collegiata S. Giovanni Battista di Imperia – Oneglia. Realizou mais de 500 recitais de órgão em toda a Europa. Na qualidade de cravista e organista, faz parte do “Collegium Musicum Alpazur”. É Inspector honorário do Ministério dos Bens e Atividades Culturais e Consultor da Comissão de Arte Sacra para a tutela e restauro de órgãos antigos da Diocese de Ventimiglia – Sanremo. Desde 2002 é também conservador e diretor artístico para os órgãos históricos de Valle Roya e Bevera. Dirigiu e publicou uma vintena de monografias inerentes ao restauro de órgãos, gravando também numerosos discos. De 1994 a 2000 foi diretor e docente de órgão no Instituto de Música Sacra “Can. G. M. Gogioso” da Diocese de Ventimiglia – Sanremo. Dede 1998, ensina órgão no Conservatoire Départemental de Musique des Alpes-Maritimes de Nice, em França, e é titular de cátedra desde 2006.

Przemysław Kapituła

Przemyslaw Kapitula

Nasceu em Varsóvia, em 1965. Em 1990 terminou a sua formação na Musical Academy of Fryderyk Chopin, da mesma cidade. Toca concertos regularmente no seu país natal, a Polónia, bem como no estrangeiro, nomeadamente Áustria, Argentina, Bulgária, Bélgica, Brasil, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Itália, Moldávia, Noruega, Portugal, Roménia, Rússia, Eslováquia, Espanha, Suíça e Uruguai, num total de cerca de 100 concertos por ano, principalmente durante os mais importantes festivais europeus de órgão. Colabora com solistas, coros e orquestras e é diretor artístico, com inúmeras gravações para rádio e TV. ertista internacional de órgão.

Jakob Lorentzen

Jakob Lorentzen

Foi o mais jovem estudante de órgão na Danimarca, tendo realizado os seus exames com catorze anos de idade e continuou os estudos no Conservatório de Paris. Desde 1997 é titular da Igreja de Holmen e da Capela Real de Christiansborg, ambas frequentadas pela Rainha Margrethe II. É concertista internacional de órgão.

Esteban-Elizondo-Iriarte

Esteban Elizondo  Iriarte

Em 2002 recebe pela Universidade de Barcelona o Doutoramento em Filosofia e Ciências da Educação, com a classificação de Excelente Cum Laude por unanimidade do Júri, pela sua tese La organería romántica en el País Vasco y Navarra (1856-1940). Por este trabalho, na citada Universidade é-lhe atribuído o Premio Extraordinario e mais tarde, a Universidad del País Vasco concede-lhe o Premio a la Investigación. Nos últimos anos, Esteban Elizondo centrou-se na investigação e divulgação internacional do excepcional património organístico e de música para órgão que existe no País vasco. Esta divulgação é feita quer através de concertos que realiza por toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Brasil, Rússia, Argélia e Colombia, como também por meio de publicações de investigação musical, edição de partituras e mais de vinte gravações de discos compactos que realizou fundamentalmente com a Casa Aeolus na Alemania. Entre outras distinções, no ano de 2009, o Ayuntamiento de San Sebastián concedeu-lhe a Medalha de Mérito Cidadão e no ano de 2011 é nomeado sócio honorário da Asociación Cultural Organaria de Castilla y León.

Otto-Maria-Kraemer

Otto Maria Kraemer

Nascido em 1964, é um extraordinário improvisador e concertista de órgão. Dedica-se especialmente à prática da improvisação em diferentes estilos e formas. Estudou na Folkwang Hochschule de Essen e na Universidade de Duesseldorf. Depois de ter assumido inúmeras funções em diversas igrejas, em 1993 tornou-se mestre e organista da igreja de Straelen, na Alemanha. Ganhou vários concursos, entres os quais o de improvisação em Montbrison, França. Lecionou improvisação no Colégio do Coro de Westminster, em Princeton, e realiza concertos regularmente na Europa, Estados Unidos, Canadá e Rússia. Dedica-se também ao acompanhamento de filmes mudos. É docente de improvisação e órgão litúrgico na Universidade de Colonia, na Alemanha.

Gunnar

Gunnar Petersen-Øverleir

Estreou-se com um concerto de órgão na Sala de Concertos de Oslo em Janeiro de 1994, tendo concluído os estudos de órgão na Academia Norueguesa de Música, em 1993. Também estudou em França (onde ganhou o Premier Prix), no Conservatório de Música em Rouen, em 1992.

A sua área de interesse é a música de órgão norueguesa e francesa, em particular a música contemporânea de Olivier Messiaen. Editou um CD de obras para órgão de Knut Nystedt e um CD de obras para órgão de Egil Hovland.

Tem realizado concertos a solo em vários países europeus.

Gunnar Petersen-Øverleir é organista e diretor artístico da Igreja Røa em Oslo desde 1996. Em 2024, o Røa Music Festival Weeks celebrará o seu 20º aniversário.

É também gestor do programa de concertos infantis no Oslo Concert Hall, professor de órgão na Universidade de Staffeldtsgate em Oslo e ensina matemática e música na Foss High School.

É diretor do Festival de Órgão de Oslo.

Paolo Bougeat

 Nasceu em Aosta, em 1963. Realizou a sua educação musical no Conservatório “Giuseppe Verdi” em Turim, onde se formou em órgão, composição e cravo. Seguiram-se vários cursos de especialização, em particular o de Cremona sobre o repertório antigo francês para órgão, romântico e contemporâneo.

A sua atividade concertística começou em 1981, levando-o a realizar mais de quinhentos concertos em Itália e em muitos outros países europeus.

É muito ativo como compositor (ganhou variados prémios em competições internacionais), com especial destaque para a produção de música de órgão. As suas obras são publicadas pelas edições Carrara, em Bergamo. Tem atividade como organista, cravista, professor e editor. Particularmente interessado nos novos horizontes da arte da construção de órgão, desenvolveu teorias sobre o tipo de edifício para o órgão de tubos moderno. Além disto, editou novos projetos sobre os órgãos de Arnad e Courmayeur, bem como para o recente instrumento de Saint-Vincent.

Stanislav Šurin

Estudou órgão no Conservatório Estatal de Bratislava, no Conservatório Diocesano de Viena e na Academia de Música e Teatro de Bratislava sob a orientação de Ivan Sokol e Johann Trummer em Graz. Participou em muitos serviços litúrgicos (tomada de posse dos presidentes eslovacos desde 1989, a visita do Papa João Paulo II, etc.). Como solista, tocou muitas vezes com a Orquestra Filarmónica Eslovaca. Na estreia da Missa Glagólica de Janáček em Taiwan, no ano 2000, tocou como solista com a Orquestra Sinfónica Nacional de Taiwan e deu recitais de órgãos em muitos países europeus (Notre-Dame de Paris, Catedrais de Bruxelas, St. Gallen, Varsóvia, Dresden, Regensburg, Zagreb, Torino, Graz, Rússia etc.), nos EUA, México, Canadá e Cazaquistão. Stanislav Šurin gravou vários CD’s a solo de órgão (Catedral de Graz, Schubertkirche em Viena, Catedral de São João Batista em Trnava, etc.).

Em 2000, organizou uma conferência musicológica internacional focada na proteção de órgãos históricos. De 1999 a 2002 foi editor-chefe da Adoramus Te (uma revista dedicada à música sacra). É fundador e organizador de festivais de órgão em Trnava, Piešťany, Skalica e na Catedral de St. Martin em Bratislava. Nos anos 2006 – 2008 atuou como o Músico Diocesano da Arquidiocese de Bratislava-Trnava. Ensinou órgão na Universidade Católica de Ružomberok desde 2002 até 2017. Atua como conselheiro para o restauro de órgãos históricos e para a construção de novos instrumentos (Filarmónica Eslovaca, Catedral de St. Martin em Bratislava, etc.)

É autor da Missa Trnava (em 2016 publicou CD com a Orquestra Filarmónica Eslovaca) e várias composições baseadas em textos litúrgicos. Compôs música para vários poemas de poetas eslovacos e franceses. Em 2011, a Sociedade de Santo Adalberto publicou o seu livro de músicas e CD chamado Antífonas e Cânticos Espirituais.

No início de 2013, a Celebrity Service Agency publicou o seu álbum de músicas, baseado nos poemas de Miroslav Valek, com o nome Lady on the Train. Pela contribuição extraordinária para a mensagem do trabalho de Johann Sebastian Bach para os contemporâneos, em 2009 foi premiado com o prémio Sebastian pela associação Ars Ante Portas. Em 2016 recebeu o prémio “Fra Angelico” da Conferência Episcopal da Eslováquia pela contribuição dos valores cristãos para a arte na Eslováquia.

Mario Ciferri

Nasceu em Porto San Giorgio, diplomou-se de modo brilhante em Piano, Órgão e Composição organística, Direcção de orquestra, Cravo (com a valorização máxima e bolsa de estudo concedida pela “Fondazione Rossini”) e Música Sacra (cum laude) nos Conservatórios de Música “G.B.Martini” de Bologna, “G.Rossini” de Pesaro e “S. Cecilia” de Roma.

Além disso estudou Composição. Enriqueceu a sua formação musical frequentando numerosos cursos de aperfeiçoamento na Itália e no estrangeiro, o que lhe valeu a aprovação de maestros de renome internacional tais como T. Koopman, L. F. Tagliavini, M. Radulescu, G. Litaize, Ch. Stembridge, A. Sacchetti ecc. Premiado, ainda, em concursos organísticos nacionais e internacionais. Aluno na direção de orquestra do M° Manlio Benzi, conseguiu  sucessivamente e de maneira brilhante o diploma no Curso Trienal de Alto Aperfeiçoamento em Direção de Orquestra, com o M° Donato Renzetti na Accademia Musicale de Pescara.

Desenvolve intensa atividade concertística como organista em Itália e em toda a Europa, Rússia, Sibéria, Canadá e USA, convidado em prestigiosas catedrais e salas de concerto, obtendo sempre as melhores apreciações. Em 2004 gravou como “estreia mundial” para a “La Bottega Discantica” de Milão um CD monográfico sobre as obras organísticas do compositor “marchigiano” Luigi Vecchiotti (1804-1863). Ainda em 2004, participou como organista na realização do DVD “Terra d’Organi” sobre os órgãos históricos da província de Macerata. Em 2009, na qualidade de organista, participou na gravação do Oratorio de Noël op.12 de C. Saint-Saens para solos, coro e orquestra, para a “Sheva”. Em 2006 foi convidado a preparar e dirigir o Coro Regionale A.R.CO.M na execução de músicas de B. Britten e do Requiem KV 626 de W. A. Mozart em várias sedes, entre as quais o Teatro alle Muse de Ancona.

Como diretor de Coro, em 2014 obteve o 1° prémio absoluto no Concurso Coral Internacional “A. Guanti” de Matera vencendo também o prémio especial A.Ba.Co pela melhor execução de um trecho de autor contemporâneo italiano. É titular da cátedra de Órgão e Canto Gregoriano no Conservatorio Statale di Musica “G. B. Pergolesi” de Fermo. É organista titular da Igreja de “S. Giorgio Martire” em Porto San Giorgio.

Franz Hauk

Nasceu em 1955 em Neuburg, junto ao Danúbio. Estudou música sacra, piano e órgão com Aldo Schoen, Gerhard Weinberger, Franz Lehrndorfer e Edgar Krapp, nos conservatórios de Munique e Salisburgo, obtendo o diploma em 1981. Em 1988 obteve doutoramento em Música com uma tese sobre a música de igreja em Munique, no início do século XIX. Na qualidade de docente, é frequentemente convidado para membro de júris em diversos concursos. É organista desde 1982 e maestro de coro da igreja principal de Ingolstadt desde 1995. O seu repertório inclui obras de Johann Sebastian Bach, Max Reger, música francesa dos séculos XIX, XX e contemporânea. É diretor artístico de diversas programações concertísticas. Toca regularmente na Europa e nos Estados Unidos. Gravou diversos CDs e efetuou gravações radiofóni­cas. Ensina na Staatliche Hochschule für Musik und Theater de Munique, desde 2002.

Alex Flierl

Estudou música sacra, órgão e improvisação organística com Edgar Krapp e Wolfgang Hörlin na University of Music and Performing Arts in Munich. Posteriormente, e mais precisamente entre 2004 a 2006, dedicou-se a estudos complementares sobre música de órgão francês, sob a tutela de Thierry Escaich e Vincent Warnier, em Saint-Étienne-du-Mont, em Paris. Em 2006, foi nomeado organista titular e diretor na Basílica de São Pedro, em Dillingen an der Donau (Baviera, Alemanha), onde em 2007, introduziu o festival internacional anual de órgão Dillinger Basilikakonzerte, em torno do famoso órgão Sandtner. Até ao momento, continua como seu diretor artístico. Em 2018, concluiu doutoramento na Universidade de Música de Karlsruhe, debruçando-se sobre os trabalhos de órgão do compositor alemão Karl Höller (1907-1987). As performances internacionais de Axel Flierl como solista e as masterclasses de órgão, levaram-no desde a Austrália à África do Sul, Hong Kong, EUA, América do Sul), Rússia, Abkhazia, Islândia, Israel, Palestina e Europa. As suas inúmeras gravações de TV, Rádio e CD, bem como frequentes publicações em revistas especializadas, ajudaram-no a emergir como um reconhecido líder em música organística.

Andrzej Chorosiński

Iniciou o estudo de órgão na classe do prof. Stanislaw Mozdzonek, no Liceu Musical de Karol Szymanowski de Varsóvia. Após ter-se diplomado com louvor, matriculou-se na Academia da Música de Varsóvia na classe do prof. Feliks Raczkowski, obtendo a licenciatura com louvor. Durante os anos de 1969 a 1974 estudou composição com o prof. Tadeusz Paciorkiewicz, em Varsóvia. Desenvolveu atividade artística e pedagógica em quase todos os países da Europa, em Israel, nos Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Austrália e Japão Realizou numerosas gravações para rádio e televisão na Polónia e no estrangeiro Andrzej Chorosiński é autor de numerosas transcrições para órgão, de composições para orquestra. No período entre 1993 e 1999 foi reitor da célebre Academia de Música de F. Chopin dVarsóvia eaté 2000membro do diretório AECAM (Associação dos Reitores de Academias Musicais Europeias). Em 2008 recebeu o doutoramento Honoris Causa numa Universidade da Coreia do Sul. 

Matthias Giesen

Nasceu em 1973 em Boppard/Rhein na Alemanha. Estudou música de igreja, órgão e teoria da música nas universidades de Colónia, Estugarda e Viena. Entre os seus professores de órgão incluem-se Clemens Ganz, Johannes Geffert e Bernhard Haas. Nas disciplinas teóricas foi aluno de Johannes Schild e Friedrich Jaecker. Após os estudos académicos, especializou-se frequentando numerosos cursos com alguns artistas de prestígio: Marie-Claire Alain, Guy Bovet, Lorenzo Ghielmi, Jean-Claude Zehnder, Michael Radulescu e outros. Em 1998, venceu o primeiro prémio no concurso organístico de Bayreuth transferindo-se depois para  completar os seus estudos na Universidade de Viena. Em 1999 tornou-se organista da igreja de St. Elisabeth em Köln-Pesch e, no mesmo ano, foi nomeado organista e diretor do arquivo do mosteiro agostiniano de St. Florian na Áustria, igreja onde trabalhou e onde se encontra sepultado Anton Bruckner. Matthias Giesen participou na realização de inúmeras gravações para programas televisivos de várias emissoras internacionais. Depois de ter ensinado teoria da música durante dois anos na Universidade de Colónia, Matthias Giesen é agora professor na Universidade e no Instituto de Musicologia de Viena. Desde 2003, é diretor do coro e orquestra da Basílica de St. Florian e organizador do prestigiado concurso organístico dedicado a Anton Bruckner.

Bernhard Marx

Foi aluno de órgão de Marie-Claire Alain, Gaston Litaize (Paris) e de Ludwig Doerr (Saarbrücken e Freiburg). Participou em diversos cursos internacionais de especialização, nomeadamente com Anton Heiller (Viena) e com Luigi Ferdinando Tagliavini (Bolonha). Para além de discos, gravou ainda para diversas rádios e televisões. Realiza concertos no mundo inteiro. Desde 1972 é organista titular da Johanneskirche, em Fribourg, e professor de órgão da Academia Pedagógica da mesma cidade. No ano letivo de 1979/80, foi nomeado professor de órgão do Conservatório Superior de Música Sacra de Rottenburg. É, desde 1987, especialista organeiro da Arquidiocese de Friburgo. Desde 1997, é diretor artístico do famoso Festival Internacional de Música Sacra na Catedral de St. Blasien e, desde 2011, é o organista titular da Catedral de St. Blasien. A crítica musical sublinhou sempre o virtuosismo de Bernhard Marx, a fidelidade das suas interpretações e expressividade no uso dos registos.

Mads Høck

É organista da Grundtvigs Kirke em Copenhaga. Estudou na Royal Danish Academy of Musics (RDAM) na classe solista de Hans Fagius. Aprofundou os seus estudos em Paris, com Susan Landale (interpretação do repertório sinfónico francês) e Naji Hakim (improvisação). Desenvolve intensa atividade discográfica e de composição (cantatas, música de câmera e órgão). É docente de Improvisação Litúrgica na Academia Real e de Música Sacra, no Centro de Educação Pastoral e Investigação.

Susana Garcia Lastra

Organista nascida nas Astúrias (Espanha), SUSANA G. LASTRA é doutorada em Piano e Filologia Hispânica. Iniciou a sua formação com A. Corveiras e concluiu os seus estudos Superiores de Órgão em Sevilha, sob a direcção de J. E. Ayarra. Complementou a sua formação com organistas como J. W. Jansen, P. Van Dijk, D. Roth, M. Radulescu, J. Guillou, J. C. Zehnder, O. Latry, E. Viccardi, F. Friedrich, H. Vogel, L. Tagliavini, A. Isoir o M. C. Alain. Realizou cursos de Pós-graduação no Centro Superior de Investigações Científicas (Barcelona), sob a direcção de Montserrat Torrent, a qual a partir daí tem exercido uma grande influência na sua formação e no desenvolvimento da sua carreira musical. É detentora de vários prémios e participou na catalogação de Os órgãos de Sevilha e sua provincia, publicado pela Junta de Andaluzia, e actualmente está a trabalhar na catalogação dos órgãos das Astúrias. Como concertista, participa assiduamente nos principais Festivais por toda Europa. É membro do júri, desde 2001, no Concurso de Composição para Órgão Cristóbal Halffter e directora artística de distintos Ciclos de Órgão na Espanha. Interessada na música contemporânea, estreia habitualmente obras de compositores actuais, sendo de destacar as suas gravações para o Instituto de Estudos Bercianos ou para o Centro de Documentação da Andaluzia. Tem gravado concertos para a Televisão Espanhola, Televisão de Andorra, Rádio Catalunha e Rádio Nacional de Espanha. É integrante habitual de grupos de música de câmara e orquestas, sob a direcção de Helmut Rilling y Robert King, entre outros. É organista do Hospital de los Venerables em Sevilha (G. Grenzing 1991) e foi, durante dez anos, professora do Curso de Órgão organizado pelo Arcebispado de Sevilha, bem como professora do MAES da Universidade de Sevilha. É presidente da Associação para a Conservação dos Órgãos (AsturOrg).

Arno Hartmann

Nascido em Duisburg, estudou órgão, direção de orquestra e música sacra na Universidade de Música e Artes do Espetáculo de Viena. A sua atividade concertística ocorre em toda a Europa, Islândia, EUA, África do Sul, Rússia, Austrália, Argentina e Uruguai. Em 2018 tocou com grande sucesso, com a Orquestra de Câmara de Moscovo, no auditório Tschaikowsky da Filarmónica de Moscovo, seguido de uma tournée nas cidades de São Petersburgo, Perm, Archangelsk e Kaliningrado. Como maestro, desenvolve a sua atividade com orquestras de renome, como Bochumer Symphoniker, Wiener Kammerorchester, Wiener Konzertchor, Göttinger Symphoniker, Concilium musicum Wien, Barockorchester Bochum Barock e a Orquestra Filarmónica Polaca do Báltico de Gdansk. Realiza atividades radiofónicas na Áustria (ORF), Itália (RAI), França (TV3) e Alemanha (WDR) e gravações com a Orquestra of the Age of Enlightenment, o Concilium Musicum Wien e os Bochumer Symphoniker. Em 1994 fundou em Viena o Coro e Orquestra “Capella Lutherana”, com a qual realizou grandes oratórios e mais de 90 concertos radiofónicos, com obras de Bach a Gielen. Além disso, colaborou ativamente como organista com os Wiener Symphonikers. Desde 2003, dirige o Stadtkantorei Bochum, colaborando com o Bochumer Symphoniker. Enquanto responsável pela música sacra, Arno Hartmann é diretor artístico da Bochumer Orgeltage e Bochumer Bachtage.

Levente Kuzma

Levente Kuzma nasceu em Gotemburgo, Suécia. Começou, ainda jovem, a ter aulas de piano com o seu pai, Robert Kuzma, que também tocava órgão. É bacharel em Educação Musical. Tem mestrados em “Performance de Órgão” e “Pedagogia de Órgão”, pela Universidade de Szeged, com o professor de órgão László Csanádi. É também detentor da certificação “Método e Arte de Zoltán Kodály”. Participou em masterclasses com Jacques van Oortmerssen e Joris Verden, na Göteborg International Organ Academy (GIOA). Foi premiado em vários concursos de órgão, incluindo Organi Storici del Basso Friuli, em Muzzana del Turgnano, em 2009, Concurso Internacional de Órgão Vicenza, em 2010, e The Alexander Goedicke International Organ Competition, em Moscovo, em 2011. Ficou em 1º lugar no “Timorgelfest” concurso internacional de órgão em Timisoara, Roménia, em 2009. Surge como artista em destaque em locais como a Igreja de St. Andrew Holborn em Londres, o Grande Salão do Conservatório Tchaikovsky em Moscovo, a Catedral de Oliwa em Gdansk, Liebfrauenmünster em Ingolstadt, a Catedral de Turku na Finlândia, a Sala Nacional de Concertos Béla Bartók em Budapeste, a Catedral da Assunção em Lousville, EUA, a Abadia de St. Gall na Suíça e a Catedral de St. Mungo em Glasgow. Levente Kuzma é professor de órgão na Faculdade de Letras da Universidade de Szeged Béla Bartók e é diretor musical na Igreja Piarista em Szeged. Desde setembro de 2018, é Diretor Artístico dos concertos da Catedral de Nossa Senhora, em Szeged. O seu primeiro álbum a solo “Masterworks” foi lançado em 2017 pelo Waltman’s Artists Label (Reino Unido).

 

Thorsten Maus

Estudou música sacra católica na Folkwanghochschule, na sua cidade natal de Essen (órgão com Gisbert Schneider), obtendo a classificação máxima em improvisação. Aprofundou os estudos com Ludger Lohmann, Tomasz Nowak, Jos van der Kooy e direção com Michael Luig e Jan Stulen, além de cursos especializados com Jon Laukvik, Pierre Pincemaille e Ton Koopman. Obtém importantes prémios em concursos internacionais, entre os quais St. Albans na Grã-Bretanha. Após várias experiências profissionais, Thorsten Maus consegue o cargo de Kantor responsável pelo Decanato da Igreja matriz de Recklinghausen, juntamente com o ensino para a diocese de Münster. Dedica-se intensamente à gravação e publicação discográfica e, nos últimos anos, ao acompanhamento com improvisação musical de filmes mudos, utilizando alternadamente diversos instrumentos, como o órgão, o piano, o sintetizador, as percussões.

Giulia Biagetti

Após a obtenção do diploma científico do ensino secundário, diplomou-se em Piano no Instituto “L. Boccherini” de Lucca e em “Órgão e Composição organística” no Conservatório “G. Frescobaldi” de Ferrara. Estudou música coral e composição com M. Pratali e G. Luporini.

Aperfeiçoou-se com famosos mestres italianos e estrangeiros. Em 1981 foi nomeada organista assistente na Catedral de Lucca e desde 1996 organista titular. Ensinou órgão e canto gregoriano no Conservatório “L. Boccherini” de Lucca, piano e órgão na escola de música “R. Baralli” e no Seminário diocesano.

Foi também titular da cátedra de Órgão na Escola Cívica de Música de Capannori (LU). Publicou vários artigos dedicados ao órgão e à arte organeira, colaborando com organizações e associações na promoção e realização de eventos culturais e de concertos (conferências sobre Bach em Camaiore em 2000 e 2010), o Festival de Órgão “Città di Camaiore ”, a Sagra Musicale Lucchese, o Cantiere della Musica etc.

Gravou um CD (1991/92) no órgão da Basílica de Nossa Senhora de Pompeia com músicas de órgão do período romântico e um outro dedicado a Bach e autores da sua época (2010). Como solista tem uma importante actividade concertística, com concertos realizados em Itália e no resto da Europa, em órgãos de renome e em festivais internacionais de prestígio.

Victor-Antonio Agura

Nascido em Siegen, Alemanha, em 1997, começou o seu Bacharelato de Estudos Musicais na Universidade de Música de Colónia em 2016, em música sacra e em estudos artísticos de órgão.

Também estudou piano e trompa em Ratingen.

No verão de 2022, completou os graus de música sacra e órgão com excelentes notas, sob a orientação do Professor Thierry Mechler. Também está a especializar-se em piano.

Ganhou numerosos primeiros prémios a solo e em dueto.

Entre 2017 e 2022, Agura completou master classes com Lorenzo Ghielmi, Ben van Oosten, Olivier Latry, Vincent Dubois, Zuzana Ferjencikova, Guy Bovet e Loic Mallie.

Victor-Antonio Agura tem uma agenda de concertos muito preenchida, quer como organista, quer como pianista, a solo, dueto e com orquestra.

Tem atuado em numerosas salas de concertos e igrejas, como também em exposições, inaugurações e outros eventos.

É músico principal da Igreja de St. Clemens em Dortmund.

A nível internacional, já actuou em França e Itália e em 2023 tocará pela primeira vez em Vila Real e a seguir na Suíça.

No youtube, pode assistir ao canal Victor-Antonio Agura onde tem numerosas gravações de música de órgão e piano.

 

Stefan Kordes

Stefan Kordes nasceu em 1968 e estudou música sacra e órgão em Hamburo, Estugarda e Viena, com professores famosos como Benhard Haas, Jon Laukvik, Burkhard Meyer-Janson e Michael Radulescu (órgão), Leopold Hager, Dieter Kurz e Volker Wangenheim (direção), Marco Antonio de Almeida, Peter-Jürgen Hofer e Renate Werner (pianoforte), Jon Laukvik e Isolde Zerer (cravo). Venceu muitos concursos organísticos internacionais.

Depois de Heidenheim e Wuppertal, a partir de 2001, Stefan Kordes é maestro do coro e organista na igreja de St. Jacobi em Göttingen, sendo também diretor artístico do festival “Internationale Orgeltage St. Jacobi”.

A sua intensa ativitade leva-o por toda a Europa, Russia e África do Sul.

Em 2005 tocou a integral para órgão de Johann Sebastian Bach, em 25 concertos.

Além dos ciclos organísticos completos de Brahms, Couperin, de Grigny, Mendelssohn Bartholdy, Muffat e Schumann executou tmabém a integral para órgão de Oliver Messiaen em 2008, e em 2011, as obras completas de Jehan Alain e Maurice Duruflé.

Stefan Kordes efetuou diversas gravações para rádio e televisão com a respetiva publicação.

António Mota

Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro e licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa (sob orientação do prof. Antoine Sibertin-Blac, com nota final de curso máxima). Tem também licenciatura e mestrado em Eng.ª Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico.

Leciona Órgão na Universidade de Aveiro e outras disciplinas específicas deste curso, na licenciatura e mestrado. É atual presidente da direção da AMPO (Associação Musical Pro-Organo). Orientou cursos de Órgão nas Semanas Gregorianas em Viseu (entre 2013 e 2022).

Tem sido membro regular de júri de concursos de órgão (Vila Verde; Aveiro; Coimbra).

Entre 2009 e 2014 foi coordenador e docente do curso de licenciatura em Música do Instituto Piaget (Viseu, Almada), onde leccionou em áreas teóricas e orientou teses de mestrado.

Exerce regularmente funções litúrgicas e atividade concertística (e.g. foi solista no ciclo inaugural de concertos do novo Grande Órgão da Basílica de Fátima, em 2016). Em termos de composição própria, António Mota conta atualmente 8 obras compostas para Órgão, assim como vários arranjos para Órgão (ibérico e moderno, a 2 ou 4 mãos).

Jörg Abbing

Estudou música sacra, órgão, musicologia, história da arte e literatura alemã em Düsseldorf e Saarbrücken.

Entre os seus professores estão Almut Rößler e Volker Hempfling. Aprofundou a sua formação com André Isoir, Gaston Litaize e Naji Hakim. Em 1994 concluiu o ensino superior em música sacra e, em 1996, o de concertismo organístico.

Na Universidade de Sarland desenvolveu uma tese científica de doutoramento sobre as obras para órgão de Maurice Duruflé.

Desde 1995, Jörg Abbing é cantor e organista da Igreja da Colegiada de St. Arnual em Saarbrücken e ensina na Universidade de Saarland, assim como no Instituto de Música Sacra da Diocese de Speyer (piano e órgão).

Desde 2011 é professor de formação de piano para ensino e improvisação na Hochschule für Musik Saar em Saarbrücken.

É concertista e musicólogo de renome internacional.

Michal Markuszewski

Nasceu em Varsóvia em 1980. Em 2004 formou-se, com louvor, em aulas de órgão (J. Grubich) e de piano (K. Gierżod), na Academia de Música Frederic Chopin, de Varsóvia.

Em 2007 completou pós-graduação na Universität der Künste, em Berlim (W. Seifen) e, em 2008, na Hochschule für Musik, em Würzburg (Ch. Bossert).

É professor na Faculdade de Música da Igreja da Universidade de Música Fryderyk Chopin, em Varsóvia, desde 2012.

Em 2013, obteve o título de Doutor em Artes Musicais, na disciplina artística de estudos instrumentais, concedido pelo Conselho da Faculdade de Piano, Cravo e Órgão da Universidade de Música Fryderyk Chopin, de Varsóvia. Em 2018, o mesmo Conselho atribuiu-lhe o título de Doutor Habilitado.

Desde outubro de 2022, é professor na UMFC em Varsóvia.

Recebeu os seguintes prémios: 2º prémio no Concurso Polaco de Música de Órgão Contemporâneo do Século XX, em Legnica (1998); 1º prémio no Concurso Internacional de Música de Órgão, em Rumia (2000); 3º prémio no Concurso Internacional de Música de Órgão, em Zurique-Wiedikon (2007).

Conta com mais de 700 recitais em prestigiadas salas de concerto e em dezenas de festivais internacionais.

Concretizou diversas gravações de CDs premiados (Organum Classics, Label Harp, DUX), tendo também participado em diversos programas de rádio e televisão.

Por sua iniciativa, foram realizadas obras de restauro do órgão histórico construído por Schlag und Söhne, da Igreja Reformada de Varsóvia (2004-2008), onde atua como organista, desde 2004.

Em 2018, foi condecorado pelo Ministro da Cultura e do Património Nacional polaco, com a insígnia “Mérito para a Cultura Polaca”.

Cristina Struța

Começou a estudar piano aos 5 anos de idade e, mais tarde, aos 14, abraçou os estudos de órgão.

Em 2016, licenciou-se na Faculdade de Música e Teatro em Timișoara na classe do Dr. Felician Roșca e, em 2018, obteve o grau de mestrado em música.

Em 2023 obteve o grau de doutoramento.

Trabalha, atualmente, como assistente de investigação e coordena as aulas de órgão na Faculdade de Música e Teatro da Universidade de Oeste em Timișoara.

Frequentou várias masterclasses com Daniel Roth, Jean-Paul Imbert, Esteban Elizondo, Renato Negri, Giampaolo Di Rosa, Laszlo Csanadi e ganhou numerosos prémios na Roménia e no estrangeiro.

Realizou dezenas de concertos por toda a Europa e, em 2022, fez uma digressão por Israel (Jerusalém, Belém, Nazaré, Nazaré).

Colaborou, também, com a Orquestra Filarmónica de Banatul de Timișoara.

É directora artística dos Festivais Internacionais de Órgão “Órgãos da Cidadela”, “Timorgelfest” e o “Festival Barroco em Instâncias Contemporâneas”, organizados pela Associação Cultural Timorgelfest.

É gestora de vários projectos musicais de sucesso.

 

Federica Iannella

Nasceu em Senigallia onde, desde 2002, é organista titular da Igreja de Santa Maria della Neve. Realizou os seus estudos musicais nos conservatórios “G. Rossini” de Pesaro e “A. Pedrollo” de Vicenza, obtendo o diploma de especialização cum laude, sob a orientação do Maestro Roberto Antonello.

Paralelamente aos estudos de órgão, frequentou o curso de Musicologia na Universidade de Bolonha, licenciando-se com nota máxima em Filosofia da Música.

Realizou numerosos concertos em festivais de prestígio, italianos e internacionais.

Gravou numerosos CDs de estreia mundial para a etiqueta Tactus, recebendo excelentes elogios da crítica especializada, incluindo a “Early Music Review” que reconhece Federica Iannella como uma excelente intérprete de música teatral do século XIX.

Particularmente interessada na investigação, publicou para a editora Armelin, de Pádua, o VI volume das principais obras de B. Galuppi e dois volumes sobre as Sonatas a quatro mãos de Giovanni Morandi.

Membro de júri em concursos internacionais de órgão, está empenhada na recuperação e valorização do património organístico, promovendo o restauro de numerosos órgãos antigos na região de Marche, em Itália.

É diretora artística do Festival Internacional de Órgão da cidade de Senigallia e do “Outubro organístico” da cidade de Mântua, onde é professora de órgão no conservatório “L. Campiani”.

Rafael Madanços

É organista titular no Mosteiro de S. Miguel de Refojos e organista residente na Catedral de Bragança.

No que respeita à sua formação, Rafael Madanços é licenciado em Música e mestre em Educação Musical pelo Instituto Politécnico de Bragança. Em simultâneo, frequentou o curso de Órgão no Conservatório de Música e Dança de Bragança na classe do Prof. Tadeu Filipe. Conta também com outras formações relativas a Música: Canto com Vianey Da Cruz e Alberto Medina de Seiça; Direção Coral com Pedro Monteiro; Cravo com João Paulo Janeiro e Javier Artigas.

Em 2024, iniciou o curso de Órgão no Pontificio Istituto di Musica Sacra, em Roma, sob a orientação de Roberto Marini.

Atualmente, colabora com algumas paróquias em Roma, destacando-se a Igreja de Santo António dos Portugueses e a Igreja de Santa Maria dell’Anima.